Compartilhe este post:

Se você está procurando um sapato clássico e elegante para usar em uma ocasião formal, você pode ficar em dúvida entre dois modelos: o Oxford e o Derby. Ambos são sapatos de couro com cadarço, mas têm algumas diferenças que podem influenciar na sua escolha. Neste post, vamos explicar quais são essas diferenças e dar alguns exemplos de como combinar cada um deles com o seu traje. Continue a leitura e confira!

O que é um sapato Oxford?

O Oxford é um modelo de origem inglesa, que surgiu no século XIX na Universidade de Oxford. Ele se caracteriza por ter o fechamento dos cadarços na parte inferior do peito do pé, formando uma linha contínua com a biqueira. Esse tipo de fechamento é chamado de “balmoral”, “closed lacing” ou fechado”. O sapato Oxford é considerado o mais formal e sofisticado dos sapatos masculinos, sendo ideal para usar com ternos e smokings.

Derby

O sapato Derby é um modelo de origem francesa, que também surgiu no século XIX. Ele se diferencia do Oxford por ter o fechamento dos cadarços na parte superior do peito do pé, formando duas abas laterais que se sobrepõem. Esse tipo de fechamento é chamado de “blucher”, “open lacing” ou “aberto”.

O Derby é considerado um pouco menos formal que o Oxford, mas ainda assim adequado para ocasiões elegantes. Ele pode ser utilizado com ternos e até mesmo com calças jeans e camisas sociais.

Como escolher entre Oxford e Derby?

A escolha entre Oxford e Derby depende do seu estilo pessoal e do grau de formalidade do evento. De modo geral, o Oxford é mais indicado para situações mais sérias e tradicionais, como casamentos, formaturas e reuniões de negócios. Já o Derby é mais versátil e pode ser usado em situações mais descontraídas e modernas, como coquetéis, jantares e festas.

Além disso, você deve considerar o formato do seu pé e o conforto do sapato. O Oxford tende a ser mais justo e estreito, podendo apertar os pés mais largos ou altos. Em contrapartida, o Derby tem mais espaço e flexibilidade, podendo acomodar melhor os pés mais volumosos ou inchados.

Outro fator que pode influenciar na sua escolha é a cor e o acabamento do sapato. O Oxford costuma ser encontrado em cores sóbrias, como preto, marrom e cinza, e em couros lisos ou com poucos detalhes. Já o Derby pode ter cores mais variadas, como azul, vinho e verde, e em couros com texturas ou recortes. Essas características podem dar mais personalidade ao seu visual, mas também podem chamar mais atenção.

Exemplos de como usar Oxford e Derby

Para ilustrar melhor as diferenças entre os dois modelos de sapato, vamos dar alguns exemplos de como usá-los em diferentes ocasiões.

Oxford preto com terno preto

Essa é uma combinação clássica e infalível para eventos formais à noite, como casamentos. O Oxford preto combina perfeitamente com o terno preto, criando um visual elegante e discreto. Você pode completar o look com uma camisa branca, uma gravata preta ou prata e um lenço no bolso. Se quiser um visual mais monocromático, opte por todos os itens na cor preta (all black).

Derby marrom com costume azul-marinho

Essa escolha é sinônimo de modernidade e sofisticação para eventos formais durante o dia, como almoços ou reuniões de trabalho. O Derby marrom contrasta com o costume azul-marinho, dando um toque de cor e estilo ao visual. Você pode completar o look com uma camisa branca ou azul clara e uma gravata marrom ou azul.

Oxford cinza com calça social cinza

Se você quer uma combinação simples e elegante para eventos semi-formais ou casuais chiques, como coquetéis ou jantares, um oxford cinza com calça cinza é muito indicado. O Oxford cinza harmoniza com a calça social cinza, criando um visual monocromático e refinado. Use com uma camisa branca ou preta, um blazer preto ou azul-marinho e um cinto preto.

Derby verde com calça jeans azul

O Derby verde se destaca com a calça jeans azul, dando um toque de personalidade e irreverência à produção. Eventos informais ou casuais descolados, como festas ou shows, caem muito bem com essa combinação. Complete o look com uma camisa branca ou estampada e uma jaqueta de couro preta ou marrom.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre os diferentes tipos de sapatos masculinos, como o oxford e o derby. Esses sapatos são elegantes, confortáveis e versáteis, podendo ser usados em diversas ocasiões!

Se você quer comprar um par de qualidade, recomendamos que você visite o nosso site. Você vai se surpreender com a variedade e a qualidade dos sapatos que oferecemos. Clique aqui e confira agora mesmo!