A dupla sertaneja Rionegro & Solimões é conhecida por sua música que mistura o ritmo sertanejo com elementos regionais e do country. Com letras que abordam temas do cotidiano, amor e saudade, a dupla conquistou milhões de fãs em todo o Brasil. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre a história deles e veja como se inspirar no estilo da dupla!
História
Formada em 1980 por José Divino Neves, o Rionegro e Luiz Felizardo, o Solimões (ambos nascidos em Claraval/MG, e residentes da cidade de Franca/SP), a dupla é considerada um marco na história da música sertaneja.
Ao longo dos anos, colecionaram vários discos de ouro, platina e diamante. Aparições em programas como Domingão do Faustão e Programa Raul Gil foram responsáveis por números de audiência elevados. Rionegro & Solimões já bateram a média de 26 shows por mês, levando multidões a seus shows (de até 50 mil pessoas) em turnês nacionais.
Em 2019, fizeram uma nova turnê internacional, nos Estados Unidos, para cantar seus sucessos consagrados e para lançar seu EP “Rionegro & Solimões 2019”, no Miami Fest.
Como se conhecerem?
Os dois se conheceram no trabalho (em uma fábrica de calçados), no ano de 1978, e começaram a cantar para os colegas e a se apresentar em festas nas casas de conhecidos.
Quatro anos depois, iniciaram a carreira profissional, começando a participar de eventos sertanejos. Em sete anos, dupla participou de 53 festivais em todo o país e conquistou o primeiro lugar em 49 deles. Mesmo participando desses festivais, continuaram a trabalhar na fábrica e recebiam abono para as faltas (que eram constantes), apresentando-se então em festas promovidas pelos patrões.
Já em 1986, resolveram abandonar a fábrica de calçados e viver apenas da música. E tem sido assim desde então!
Raízes de suas canções
Suas canções são principalmente românticas e “arrasta-country”, com uso de viola, sanfona e percussão, mesclando elementos do country e das modas de viola (o que tornou a dupla única no cenário musical brasileiro, com uma identidade própria). Além disso, suas letras envolventes e emotivas conseguem tocar o coração do público.
Se inspiraram em artistas como Milionário & José Rico e Tonico & Tinoco, além de estrelas internacionais como Shania Twain (cantora e compositora canadense de música country e pop) e Alan Jackson (cantor e compositor norte-americano de música country).
A carreira de Rionegro & Solimões é repleta de sucessos, com destaque para músicas como “Frio da Madrugada”, “De São Paulo a Belém”, “Na Sola da Bota” e “Só Lembranças”. A dupla também é conhecida por suas apresentações ao vivo, sempre marcadas por muita animação e romantismo.
Por que o nome “Rionegro & Solimões”?
O nome artístico da dupla foi batizado pelo compositor Domiciano, onde a ideia foi adotar nomes que fizessem referência à natureza (no caso, a dois grandes rios afluentes do Amazonas, o rio Negro e o rio Solimões). Antes disso, eles utilizavam o nome artístico de “Zé Divino & Luizinho”.
Estilo de Rionegro & Solimões
Chapéu
O cantor Rionegro sempre é visto com chapéu. Essa, sem dúvidas, é uma das suas marcas registradas! Tanto que várias vezes a dupla sorteia para os fãs (em promoções de rádios) chapéus autografados.
Bota country
A bota country é outra figurinha marcada no visual deles. Ela dá todo o destaque às suas produções, combinando muitíssimo bem com o estilo musical da dupla!
Inclusive, em nosso site você encontra diversas opções de botas country!
Calça jeans
A calça jeans é outro item indispensável nos looks dos sertanejos. Seja em uma lavagem mais escura ou clara, ou em um modelo de jeans destroyed, ela complementa o look com esse ar sertanejo e despojado!
Cinto Country
Se tem uma coisa que o sertanejo não dispensa é o cinto country. Com suas fivelas características, tanto Rionegro como Solimões não abrem mão dele!
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história dessa dupla de sucesso, e viu o estilo super original deles, veja o que pode colocar em seu visual e arrase por aí!
DUPLA FANTASTICA , SUAS MUSICAS ESTAO SEMPRE NO MEU DIA A DIA ANDANDO NO MEU CARRO .
Não sou fã da música sertaneja,mas admiro essa dupla pela sua simplicidade e carisma.